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27/09/2010

Formulação de Preço - Este desconhecido

Ao realizarmos os atendimentos a nossos clientes, vemos a grande dificuldade que existe ao empresário de micro e pequena empresa em precificar seus produtos ou serviços.

Muitos acreditam que colocando um percentual X sobre o preço de compra dos materiais está bom, mas esquece que sobre o seu preço de vendas incidem impostos, taxas, custos e despesas fixas e outros índices da gestão do negócio.

A HBK Consultoria dividiu a gestão de preços em 3 níveis:
  • Nível Básico: formulação de um mark-up que realmente atenda às necessidades do cliente
  • Nível Intermediário: distribuição dos custos e despesas fixas pelo portfólio de produtos do cliente
  • Nível Avançado: definição de estratégia de precificação ao longo do Ciclo de Vida dos Produtos
Sobre o nível básico, pode-se dizer que é a aplicação de uma TMA (Taxa Mínima de Atratividade), que é composta de vários indicadores que formam uma "cesta monetária" que dará sustentabilidade econômica ao seu negócio, sem comparado a outros custos de oportunidade.

O custo de oportunidade é comparar o rendimento que você tem em uma atividade em relação a outra. Por exemplo, quanto o investimento em um negócio deve render para que ele valha realmente ser executado (com seus riscos, perdas e outros indicadores) ao invés de aplicar o dinheiro em uma aplicação segura que renda de 0,6 a 1% ao mês?

Caso se profissionalize ainda mais a questão de precificação, vê-se que o mark-up pode ser variável de linha a linha de produto dentro de uma organização. Por exemplo, em um supermercado, temos perdas diferentes em áreas diferentes do estabelecimento, como é o caso das carnes, que são compradas com osso, gordura e, na hora do reparte, sempre perde-se algum tanto. E também há os preços "tabelados", como são praticamente todas as bebidas: compra-se a um preço e o preço de venda já vem tabelado.

Aí, o que se perde neste produto deve ser reposto em outro, para reajustar o ponto de equilíbrio médio do empreendimento. Isto pode ser feito através de uma análise das compras casadas, efetuado através dos pedidos (ou notas fiscais ou o que o valha no seu negócio).

E assim por diante. É um ciclo ininterrupto de análises e cálculos, mas que, se bem executado, só pode render frutos ao seu empreendimento.

Profissionalize a gestão do seu negócio. Contrate a HBK Consultoria.

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